domingo, 30 de setembro de 2012

Não Fuja do Seu Chamado


O sermão continua. A parábola dos dez talentos - Mateus 25:14 ao 30.

14 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens,
15 e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

Assim fez Jesus com os que Ele chamou, sabendo que iria se ausentar para longe por certo período de tempo, ou seja, que passaria certo tempo no céu, Ele deu a cada um de seus servos seus bens, só que os bens de Jesus não são talentos e sim Dons, e Ele deu a cada um segundo a sua capacidade.

16 E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos.
17 Da mesma sorte, o que recebera dois granjeou também outros dois.
18 Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o talento do seu senhor.

Quando Jesus dá a cada um segundo a sua capacidade, Ele não dá só um dom a um porque ele é inferior ao que recebe cinco dons, e sim porque Ele sabe que com apenas um dom este servo pode granjear e conseguir o mesmo tanto quanto o que recebera cinco dons.
A diferença aqui é que não conseguimos mais dons negociando os já existentes, o que vai fazer a nossa multiplicação com Jesus será o tanto de almas que ganharemos para Jesus, o tanto de pessoas que passarão a conhecer a verdade e que serão abençoadas através do dom a nós confiado por Jesus.
O que não podemos hoje é fugir do nosso chamado porque temos só um dom, não podemos enterrar nosso dom e ficar com medo porque se Jesus te confiou apenas um dom é porque Ele sabe da sua capacidade e sabe que um dom pra você é mais do que suficiente pra ganhar almas e fazer a obra dEle.
Você é tão capaz quanto qualquer outro servo de Deus, Ele confia em você, Jesus vai com a tua cara e sabe da sua capacidade, não fuja do seu chamado, não enterre seu dom, não olhe a quantidade de dons que seu irmão tem, mais olhe pra você e veja o quanto você pode fazer com o dom que recebeste.

19 E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

Assim como o senhor que confiou seus bens aos seus servos voltou, Jesus ira voltar, Ele não te deu um dom para você fazer bonito pro irmão que está do seu lado e sim para você fazer a obra dEle, e quando Jesus voltar ele vai ajustar as contas tanto comigo como com você.


20 Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles.
21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos.
23 Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24 Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei;
27 devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com os juros.
28 Tirai-lhe, pois, o talento e daí-o ao que tem dez talentos.
29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.

A pergunta que vos faço agora é a seguinte: Se Jesus voltasse agora para acertar as contas, seríamos chamados de bons e fieis servos e entraríamos no gozo do nosso Senhor, ou seríamos chamados de maus e negligentes e seríamos lançados nas trevas exteriores?
A resposta cada um sabe, pense e reflita, pois Jesus ainda não voltou mais pode voltar a qualquer momento e o acerto de contas será inevitável.

Agora aos irmãos que estão sempre colocando barreiras para cumprir o seu chamado, quando nosso pai carnal nos chama para jantar, por exemplo, e estamos entretidos no computador e dizemos que já vamos e não vamos ou demoramos pra ir, isso se chama desobediência, assim também é com o chamado que Deus tem para nossas vidas, se Ele te chama e você sempre coloca algo no caminho, às vezes não dá agora porque você está namorando, ai passa um tempo não dá porque você está na faculdade, passa mais um tempo e não dá porque você é mãe e tem uma família, ou uma carreira de sucesso, se seu Pai lá de cima te chamou pode confiar porque Ele vai te honrar, mais para isso você deve obedecer, só faz sentido dizermos que Jesus Cristo é o Senhor de nossas vidas se Ele verdadeiramente for, e isso implica obediência a Ele.
Já dizia um pastor norte americano chamado Rick Warren “Todo pai sabe que na verdade, obediência atrasada é desobediência”.
Se Deus te chamar hoje, você vai responder com um já vou ou você vai imediatamente?




Um Monte Cheio

Ainda era aquela noite de domingo
Tinha tudo para acabar vazia
Mais troquei a praça vazia pelo monte cheio

O monte tinha bancos vazios, mais ele era cheio
Ele não tinha arvores mais era cheio
Não havia postes de iluminação mais ele era cheio

A lua também se vazia presente, e o monte era cheio
Eu estava ali, sentado naquele monte, e ele estava cheio
Mesmo sem a iluminação dos postes, o monte estava claro e cheio

Estava feliz por estar no meio daquele monte, cheio
Eu estava sozinho, porém não estava, estava cheio
Alguns minutos se passaram naquele monte cheio

E eu pude perceber que o monte não estava cheio
O meu coração estava cheio
E felizmente agora eu estava cheio

Cheio do Espirito Santo


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Uma Praça Vazia

Uma noite de domingo em uma praça vazia
A praça tinha bancos e mesmo assim era vazia
Ela tinha arvores e mesmo assim era vazia
Havia vários postes de iluminação mais ela era vazia

A lua também se fazia presente mais a praça era vazia
Eu estava ali, sentado naquela praça mais ela continuava vazia
Mesmo com a iluminação dos postes a praça estava escura e vazia
Estava triste por estar no meio daquela praça, vazia

Queria estar com alguém, mais eu estava, estava vazio
Alguns minutos se passaram naquela praça vazia
E eu pude perceber que a praça não estava vazia
O meu coração estava vazio

E infelizmente o único vazio ali era eu.


A Batalha do Formigueiro

Mateus 24:13 Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Às vezes em nossas vidas, ficamos desanimados com as lutas, com as adversidades mais sempre nos momentos difíceis nos temos que tirar lição mesmo que seja das coisas mais simples.
Imagine um formigueiro, varias formigas trabalhando o dia inteiro, saem com um grão de terra e depositam do lado de fora do seu lar, tentando montar uma espécie de muralha e instintivamente retornam para buscar mais um grão de terra em uma jornada que parece interminável.
De repente aparece um garoto e chuta toda aquela terra depositada pelas formigas. Se isso fosse com nos humanos, muitos iriam desanimar, outros iriam lamentar murmurar por certo período de tempo e retornariam ao trabalho talvez por não ter outra alternativa, mas o que as formigas fazem?
Elas não esperam nem o destruidor de sua muralha, seu inimigo se ausentar para recomeçar o trabalho, não importa quantas vezes colocam sua muralha no chão, elas sempre recomeçam com o mesmo vigor e chega um dia que a muralha das formigas está tão forte que nem com um chute de um adulto a muralha delas são destruídas, muralha forte e resistente, feita de vários grãos de terra, enrijecida com o orvalho de varias noites e com a determinação de nunca desistir porque quem desisti nunca vence, elas perdem varias batalhas, mais insistem até o dia que vencem a guerra.
Às vezes temos que olhar para esse inseto que aparentemente é um dos mais frágeis, insetos que mesmo sendo “irracionais” quando precisam levar algo muito pesado, algo que não suportariam sozinho se unem e juntas vencem.
Deveríamos sempre passar isso para as nossas vidas, nunca desistir mesmo que o inimigo ainda não tenha ido embora, não perder tempo com murmurações porque isso não leva a nada e ter humildade de sempre aceitar ajuda dos amigos porque ninguém é forte a todo momento, todos uma hora ou outra vamos precisar de alguém que ajude a carregar o fardo, para isso que Deus fez os amigos.

O meu conselho é que não importa qual a situação, pode ser da simples observância de um formigueiro ou das lutas diárias, de tudo temos que tirar uma lição que sirva de motivação, pra nunca desistir, nunca desanimar e nas horas difíceis buscar quem possa nos ajudar a carregar o fardo.

As formigas só vencem porque perseveram, e você vai perseverar até ser salvo ou vai desistir?

Que Deus os abençoe.




domingo, 23 de setembro de 2012

Jardim de Amigos

Um jardim tem vários tipos de flores, algumas necessitam de um cuidado maior, outras basta regar e deixa-las, já outras a atenção tem que ser quase que total...assim também é com nossos amigos, não adianta tratar todos iguais porque todos são diferentes, alguns precisam de um tempo mínimo juntos para manter a amizade, outros basta um pouco de conversa porque se tentar cuidar muito acaba estragando, já alguns, aqueles que mais parecem irmãos do que amigos precisam de atenção quase que total. 

Aprenda a cultivar um bom jardim de amigos, identifique o tipo de cada um e cuide de cada um conforme sua necessidade e nunca trate todos iguais para que você não seja tratado apenas como mais um. 

Todos os amigos são importantes, porém existe Um que é o Verdadeiro amigo, aquele que nos consola no momento ruim, que nos ajuda a reerguer no momento da queda e que nunca, nunca nos abandona, o nome Dele é Espírito Santo, de todas as flores do nosso jardim de amigos essa é a principal, cultive a amizade do Espírito Santo e veja a diferença acontecer na sua vida. 

Que sua vida seja sempre abençoada e direcionada pelo Pai, Filho e Espírito Santo.