quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Salmo 133 - Tempo de União em Cristo

Salmo 133
1. Oh! Quão bom e com suave é que os irmãos vivam em união!
2. É como o óleo precioso sobre a cabeça,  que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla de suas vestes.
3. Como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.

Amados certo dia orando a Deus eu não conseguia me concentrar, todo momento vinha em pensamento essa frase, “Quão bom e com suave é que os irmãos vivam em união” pedia perdão por não me concentrar na oração e mal começava orar outra vez já voltava à mente, “Quão bom e com suave é que os irmãos vivam em união”.
Depois da oração resolvi meditar nessa palavra, porém eu não sabia exatamente onde ela se encontrava na bíblia.
Após achar o versículo de cara é obvio que os irmãos tenham que viver em união, porém não entendi a comparação que Davi fez em relação ao óleo e ao monte Hermon.
Foi ai que resolvi aprofundar um pouco mais nesse contexto.
Após alguns estudos cheguei ao conhecimento de que o óleo precioso sobre a barba que desce até a orla ou gola das vestes dependendo da tradução significava na antiga aliança (velho testamento) a unção completa e essa unção completa só era possível pra 3 tipos específicos de pessoas, os reis, profetas e sacerdotes, no exemplo onde Davi citou Arão, Arão era sumo sacerdote como podemos comprovar em Êxodo 28:1 ao 3.
Já sobre o monte Hermon descobri que fica em Israel nas fronteiras entre Síria e Líbano e que seu cume fica a 2814 metros de altitude, por esse motivo independente da estação do ano seu topo está sempre com neve, sempre congelado, já os montes de Sião no verão são duramente castigados, devido ao clima ser extremamente quente e seco, ao ponto de toda a vida, toda vegetação só não ser extinta por um motivo, todas as noites o Hermon derrama seu orvalho e literalmente rega os montes de Sião, fazendo assim que a vida continue presente, é por esse motivo que ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.
O que eu aprendo com essas informações, antigamente só 3 tipos de pessoas podiam receber a unção completa, porém eles não tinham o Espirito Santo e hoje nos temos o Espirito Santo e podemos através dEle buscar essa unção completa para nossas vidas, só que para que isso venha acontecer precisamos nos igreja, corpo de Cristo nos unir por um único proposito, o Reino de Deus, lideres independente da denominação que sirvam, clamando a Deus pela direção a qual seguir, para que seja feita verdadeiramente a vontade do Pai, buscar a unidade porque um reino divido não subsisti.
Sonho em algum dia poder ver eventos de evangelismos com varias denominações unidas para o único proposito de ganhar almas, cada membro com a camiseta da sua igreja pra que o incrédulo olhe e diga “mais vocês não são de igrejas diferentes?” e nos com todo orgulho dizer sim somos de denominações diferentes, mais o que Deus que servimos é Único, foi o mesmo que Jesus morreu por cada um de nós e por você para que tenhamos a vida eterna através dEle.
E sobre o monte Hermon aprendo que cada um de nós durante nossa caminhada passa por momentos de monte Hermon e momentos de monte de Sião, então temos que estar sempre derramando o orvalho e ir regando a vida do próximo e sempre que necessário não ter vergonha de chegar a um irmão e falar cara preciso ser regado, o clima seco e quente que estou passando vai acabar comigo, me ajude, colocando isso em pratica até que o Senhor ordene a benção e a vida pra sempre e possamos partir para o Pai.
Essa palavra é para todos, porém com um carinho especial aos jovens porque a bíblia nos ensina em 1 João 2:13 e 14 na parte B de ambos os versículos o seguinte: 13 Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. 14 Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Nossos lideres no passar dos anos tem feitos grandes templos, ganhado muitas almas, mas é a nossa geração, que está se levantando agora que tem que pagar o preço e lutar pela unidade do corpo de Cristo nos esforçando ao máximo para fazer o que o apostolo Paulo nos ensina no capitulo 4 da carta aos Efésios.
1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 procurando guardar a unidade do Espirito pelo vínculo da paz:
4 há um só corpo e um só Espirito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
8 Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.
9 Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
11 E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
15 Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 do qual todo corpo, bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário